domingo, 25 de maio de 2014

A respeito de segurança e insegurança

Incríveis os feitos da procrastinação. Ela te trás as melhores ideias, as maiores inspirações, as grandes expectativas.. E, claro, muito sono e stress, pois nada disso se refere às obrigações que você tem a cumprir.
Neste meu momento de quase ápice do procrastinamento, me inspirei a respeito de segurança...
Como nós, seres inseguros somos sofridamente e dramaticamente ignorantes. Se soubéssemos o quanto os outros admiram a segurança, não seríamos tão inseguros. (Ou sabemos e por isso o somos?)
O que acontece, é que por mais qualidades que a gente tenha, sempre estamos procurando (e encontrando) uma falha a ser concertada. Uma falha que aponta a ausência de uma qualidade fundamental. Tão fundamental que todo o mundo vai conseguir perceber que não a temos. Difícil ser assim, não é?
Difícil e inútil... Algumas vezes útil, pois a insegurança muitas vezes dá fruto a uma pró-atividade e capricho sem igual. Defendo a teoria que os inseguros são os melhores de serviço.
Mas, a que custo? A custo de noites de insônia, dores de cabeça, gastrite, ansiedade, nervosismo, submissão e tantas outras coisas que só nos prejudicam? Será que vale a pena? (Vamos ser práticos e abandonar essa história do "inevitável").
Todo mundo gosta de quem é autêntico, seguro, independente e todo o resto... Por mais que a gente pense que os outros vão gostar de quem esteja sempre lá para eles e adapte as vontades às suas, sabe aquele clichê que diz que a gente gosta mesmo é de apanhar? Gosta mesmo. Não literalmente, claro... (quer dizer, alguns literalmente também, mas isso é outro assunto).
Ninguém ("de respeito") quer alguém que faça tudo por você. Não mesmo. Não sinceramente e amorosamente falando. A gente quer alguém que caminhe junto, alguém que olhemos e vejamos como sendo diferente de todos os outros. Alguém único no mundo.
E, mesmo que o impulso inicial seja este, a segurança não faz tão bem a qualquer um outro, quanto pra você, para as suas noites de sono, para o seu organismo e seu sistema nervoso.
Eu sei que todos os livros de auto-ajuda estão por aí repetindo a mesma coisa o tempo todo, com abordagens totalmente diferentes e nunca fez realmente efeito até aqui.
Mas tente entender mais uma coisa: A maioria das lições só traz realmente alguma mudança, quando somos nós quem as criamos.

Sara Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário